segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Alimentação da Mulher aos quarentinhas...

Nessa faixa, a rotina da mulher costuma estar mais estabilizada. É nesse período que ocorre a pré-menopausa, como conseqüência a disposição fica menor e o metabolismo está em baixa, tornando a perda de peso cada vez mais difícil. Estima-se que aos 45 anos, cerca de 20% da massa muscular já tenha sido perdida, o que significa menos queima calórica.

A mulher aos 40 anos está no auge de sua carreira, muitas vezes já tem filhos ou, o que tem ocorrido com grande freqüência, está tentando engravidar nessa idade. A mulher está sim muito preocupada em manter sua saúde e sua alimentação o mais saudável possível, com propósito preventivo. As mulheres se preocupam muito mais com sua saúde do que os homens, e isso tem proporcionado uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

Nesse contexto, a mulher deve ter uma alimentação equilibrada, seguindo as recomendações para a população em geral (que já comentamos anteriormente no blog), mas vale apena citar alguns alimentos em especial:


- Peixes e carnes magras (sem gordura aparente), cereais integrais (arroz, aveia, trigo...), leguminosas (como feijão, lentilha, ervilha), chocolate com alta teor de cacau (mínimo 70%), folhas verdes, alimentos amarelo-alaranjados como a cenoura e frutas cítricas como a laranja.


- Castanha do Pará e a linhaça também podem complementar a dieta proporcionando proteção extra contra doenças cardiovasculares


- Boa hidratação: água, chás e sucos naturais, de preferência sem açúcar (2 litros ao dia);


E o que não é aconselhável ter no cardápio das mulheres aos 40 anos de idade?


- Assim como para a população em geral, alimentos como carnes gordurosas, peles de aves, gorduras dos lácteos integrais, frituras, gordura trans presente nos alimentos industrializados devem ser evitados.


As doenças que mais afetam a mulher aos 40 anos de idade são:
- Hipertensão arterial

- Diabetes

- Sobrepeso e obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário