segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Alimentação da mulher aos cinquenta e +

A expectativa de vida aumentou expressivamente nos últimos 50 anos e estudos recentes do IBGE mostram que a mulher está chegando aos 78 anos de idade. Mas é imprescindível chegar a terceira idade com saúde e bem estar, evitando o aparecimento de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, obesidade), e no caso delas já estarem instaladas, evitar que se agravem e comprometam a qualidade de vida.


A primeira causa de mortalidade entre as mulheres é a doença cardiovascular, em especial o derrame (Acidente vascular encefálico), que é determinado, entre outras coisas, pela hipertensão. Muitas brasileiras não tem acesso a medição da pressão arterial que é uma doença silenciosa, e por isso, tem seu diagnóstico retardado.





Outro ponto importante nessa fase da vida, é o sobrepeso e a obesidade, principalmente caracterizados pelo acúmulo de gordura abdominal, levando à chamada resistência a insulina (as células ficam resistentes à ação da insulina) e, por final, levando ao diabetes tipo 2. Além disso, mulheres com sobrepeso e obesidade, têm mais risco de câncer de mama e endométrio.



O envelhecimento é universal e resulta de fatores genéticos e ambientais. Chega então o Climatério, que é o período de queda hormonal e redução até cessação da menstruação: a última menstruação da vida é chamada de menopausa.

ALIMENTAÇÃO AOS 50 ANOS DE IDADE: o que a mulher aos 50 anos de idade deve comer? A alimentação da mulher após os 50 anos de idade, deve focar a fase do climatério, menopausa e todas as suas repercussões:

Controle da pressão arterial: controle do uso de sal na alimentação e alimentos ricos em sódio (embutidos, temperos prontos, alimentos prontos congelados, sopas em pó... veja nas postagens anteriores que já tratamos disso);

Controle do peso corporal e manutenção do peso ideal, com redução da gordura abdominal, para prevenir a resistência a insulina e aparecimento do diabetes: controlar o consumo de gorduras na dieta (veja nas postagens antigas mais dicas);

Ter uma alimentação que ajude na saúde do sono: chás relaxantes, evitar bebidas estimulantes (como café, refrigerante de cola, chá preto e verde).

Ter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D: leite e derivados (de preferência desnatados ou com baixo teor de gordura) vegetais verde escuros e exposição solar moderada com protetor solar.

Ter uma alimentação voltada ao bem estar, humor e da vitalidade, para evitar a depressão e desmotivação: evitar alimentos industrializados, ricos em conservantes, corantes, aromatizantes que não são fontes de vitaminas minerais de que tanto precisamos. Preferir sempre alimentos naturais como frutas, verduras e legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário