terça-feira, 9 de agosto de 2011

Alimentação da mulher aos 30 anos

Nessa fase a mulher acumula tarefas: carreira, estudos, filhos, casamento... o tempo é pequeno para tantas atividades. Muitas vezes a mulher perde prazos de exames laboratoriais que deveria fazer, vai com menos freqüência aos médicos fazer a rotina necessária, tem menor foco na sua alimentação porque está fixada em outras atividades... os cuidados com sua saúde ficam em segundo plano.



Fica difícil preparar alimentos e refeições saudáveis, fazer lanches entre as refeições e a "comida pronta" é uma escolha constante: fast food e congelados fazem parte da rotina. Esse conjunto de fatores propicia o início de um ganho de peso que leva a condição de sobrepeso e obesidade. Os níveis de colesterol no sangue começam a se alterar caso não haja prática de exercícios físicos e cuidados com a alimentação. Como conseqüência, é comum acontecer a prisão de ventre, também reforçada pelo estresse e a falta de exercícios físicos. E uma alimentação desbalanceada pode, com o tempo, aumentar a chance de desenvolver doenças como diabetes e pressão alta no futuro.

O que podemos fazer na prática:
1) Com foco no controle de peso e alterações de colesterol: Controlar gorduras na dieta (principalmente de origem animal como carnes gordurosas, leite integral e seus derivados integrais);



2) Com foco no hábito intestinal: Incluir fibras na alimentação (frutas, verduras, legumes e cereais integrais); evite o uso abusivo de laxantes, mesmo aqueles ditos naturais, pois uma alimentação rica em fibras é sempre a melhor opção para um bom funcionamento intestinal. Evite ignorar a necessidade de defecar. Sempre que precisar, não “deixe para depois”.



3) Para melhorar a qualidade de vida: organize-se para ter tempo para você. Preparar alimentos saudáveis e evitar uma alimentação industrializada será bom para vc e toda a família. Se vc já tiver filhos, lembre-se que os bons hábitos iniciam-se desde cedo. Se ainda não tiver, uma alimentação saudável pode ajudar seu filho (mesmo que ainda esteja na barriga!) a ser um adulto com menor risco para doenças quando adulto. Procure fazer receitas rápidas e nutritivas com legumes e verduras. Não deixe faltar frutas na sua dieta. Faça exercícios: escolha algum que vc goste e que lhe proporcione um momento de descontração.



Cuide-se para poder ser o que você quiser e sonhar (mãe, esposa, executiva, mulher de negócios, artista...) seja o que for, esteja com saúde!

Um comentário:

  1. Maíra, tudo bem?

    Gostamos muito da sua proposta de conceituar as necessidades nutricionais nas fases de vida de mulher e queremos utilizar seus textos no Portal.

    Entre em contato conosco para acertarmos alguns detalhes. E-mail: contato@meunutricionista.com.br

    Grato e estamos no aguardo.

    ResponderExcluir