domingo, 29 de novembro de 2009

10 Passos para uma alimentação saudável.

Dez Passos para uma Alimentação Saudável

Esse é um programa do Ministério da Saúde bem legal, que em 10 passos simples ensina como ter uma alimentação mais saudável.


PASSO 1



AUMENTE E VARIE O CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS -
COMA 5 VEZES POR DIA
Escolha vegetais frescos para seu prato no almoço e no jantar (pelo menos 4 colheres de sopa). Comece o dia com uma fruta ou 1 fatia de fruta no café da manhã e acrescente mais uma nos lanches da manhã e da tarde. Escolha frutas da época: mais baratas e gostosas.




PASSO 2



COMA FEIJÃO PELO MENOS 1 VEZ AO DIA - NO MÍNIMO 4 VEZES POR
SEMANA
O feijão é um alimento importante no prato do brasileiro, rico em ferro e fibras. A mistura de arroz e feijão é muito saudável.


PASSO 3



REDUZA O CONSUMO DE ALIMENTOS GORDUROSOS COMO CARNES COM GORDURA APARENTE, SALSICHA, MORTADELA E OUTROS EMBUTIDOS, FRITURAS E SALGADINHOS – MÁXIMO DE 2 VEZES POR SEMANA
Prefira as carnes brancas sem pele. As carnes de frango e peixe tem menos gordura saturada e colesterol, por isso ajudam a prevenir as doenças do coração. Sempre que for preparar algum tipo de carne retire antes do cozimento a gordura aparente, a pele do frango ou o couro do
peixe. Prefira os alimentos cozidos ou assados e prefira cozinhar com óleo de soja. Evite os alimentos industrializados como os que estão na imagem abaixo: são ricos em gordura trans.





PASSO 4



REDUZA O CONSUMO DE SAL - TIRE O SALEIRO DA MESA
O sal de cozinha é a maior fonte de sódio da nossa alimentação. O sódio é essencial para o funcionamento do corpo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue. Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, lingüiça.


PASSO 5



FAÇA PELO MENOS 3 REFEIÇÕES E 1 LANCHE POR DIA. NÃO PULE AS
REFEIÇÕES. PARA O LANCHE PREFIRA FRUTAS.
Este passo é fundamental para se manter saudável. Fazendo mais refeições você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo a chance de comer muito nas grandes refeições (almoço e jantar). Comendo nas horas certas você também “belisca” menos, o que vai ajudar você a controlar o peso. Nos lanches e sobremesas prefira comer frutas no lugar de doces.


Tente praticar esses passos durante essa semana, no seu dia a dia. Na semana que vem eu mostro os outros 5...Que suspense... até domingo!

Bjos e obrigada a todos que me acompanham!


Um comentário:

  1. Má, super difícil fazer esses 5 passos.. rsrs
    imagine os outros 5!!

    vou tentar ,..

    Bjão

    ResponderExcluir