domingo, 22 de novembro de 2009

Como o brasileiro está comendo?

As doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto...) vêm crescendo em enormes proporções no mundo todo.

Hoje no Brasil, estamos vivenciando a diminuição dos casos de desnutrição e o aumento dos casos de obesidade e dessas doenças, que podem ser em grande parte prevenidas com a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Mas o que mudou no hábito alimentar do brasileiro que está ajudando no aumento dessas doenças?

Um estudo mostrou que o consumo de alimentos processados tais como biscoitos (recheados ou não), alimentos prontos para consumir (lasanha, bolinhos, nuggets) e refrigerantes teve um aumento de 400% de 1974 a 2003 nos lares brasileiros. Enquanto isso o consumo de alimentos básicos como arroz e feijão sofreu um declínio nas cidades brasileiras. O consumo desses alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias, têm sido a principal causa de problemas nutricionais e doenças crônicas na população mundial.

Além de muitas calorias, a quantidade de sódio disponível para o consumo nos lares brasileiros é de 5gr o que ultrapassa mais de duas vezes o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (que é de 2g por dia). A maior parte desse sódio vem do sal e de temperos a base de sal, mas os alimentos processados (sopas em pó, refrigerantes, hamburguer, salsicha, linguiça...) representam 25% do total de sódio para as famílias com renda mais alta.

Então, uma ótima recomendação é se voltar para uma alimentação mais natural, temperando os pratos com pouco sal e com temperos naturais (alho, salsinha e cebolinha, por exemplo). Além disso, evitar os alimentos "prontos para consumir", ricos em sódio e conservantes e muito calóricos. Retome o hábito de cozinhar, prefira o velho e bom "arroz com feijão", frutas, legumes e verduras, carnes magras e laticínios com pouca gordura. Dessa forma você estará menos sujeito a essas doenças da modernidade.
Olha que prato lindo:

Fonte dos dados citados: Levy-Costa RB, Sichierib R, Pontes NS, Monteiro CA. Disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil: distribuição e evolução (1974-2003). Rev Saúde Pública 2005;39(4):530-40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário