domingo, 8 de novembro de 2009

Quando se torna rotina comer fora de casa

Para muitas pessoas é uma rotina comer em restaurantes, tanto durante a semana quanto nos finais de semana. Dessa forma, torna-se importante saber o que estamos comendo e fazer as melhores escolhas possíveis. Reuni essas dicas para ajudar você a fazer escolhas saudáveis quando for almoçar ou jantar fora de casa:



-Self-service: esse tipo de restaurante é o mais apropriado para se fazer as refeições diárias já que podemos escolher o que e o quanto comer. Mas é preciso tomar cuidado com os excessos. Comece se servindo pela salada e legumes refogados, coloque cerca de metade do prato temperando com azeite, vinagre e pouco sal. Na outra metade do prato coloque arroz e feijão. Complete com uma carne, frango ou peixe grelhados ou assados, uma porção do tamanho aproximado da palma de sua mão. Refeição média aproximadamente 500 calorias.

- Restaurantes que servem pratos feitos: evite comer pratos já prontos pois a quantidade servida é muito grande e é difícil parar de comer quando estiver satisfeito. Se possível, peça para colocar uma quantidade menor. Piores opções: filés a milaneza e parmeggiana e outras carnes fritas são muito gordurosas e o óleo usado pode ter sido muitas vezes reutilizado, gerando substâncias cancerígenas. Batata frita, creme de milho, polenta frita são acompanhamentos igualmente ruins. Um prato como esse pode ter até 900 calorias. As melhores opções são as carnes magras como maminha e alcatra acompanhadas de saladas, legumes refogados, arroz e feijão: aproximadamente 500 calorias.


- Batata assada: a pior opção é a batata com bacon rica em gordura saturada: 700 calorias a unidade. A melhor opção é a batata com brócolis e cottage que tem cálcio e fibras, sendo mais balanceada: 440 calorias.

- Massas: Prefira as opções sem queijo, pois ele aumenta muito o valor calórico e a gordura saturada do prato. Em alguns locais é possível montar sua própria combinação o que torna possível deixar o prato mais saudável e na quantidade desejada, sem excessos. Piores opções: massas recheadas com molho 4 queijos, presunto, calabreza e bacon: pode chegar a mais de 1000 calorias! As melhores opções são as massas simples com molho vermelho que é ótimo antioxidante, com ricota ou queijo branco e vegetais: cerca de 700 calorias.




- Lanchonetes tipo fast food: esses locais devem ser a sua última escolha. Os famosos “double”, “cheese”, “big” são cheios de gordura saturada e trans. Dificilmente nesses locais existem opções saudáveis, ainda mais quando se pensa que os acompanhamentos são tão ruins quanto os lanches: batata frita, refrigerante, sundae e milkshake. Alguns oferecem saladas, mas os molhos que as acompanham são muito gordurosos. Mas se não tiver outro jeito, opte pelos sanduíches menores: menos da metade das calorias.





De um modo geral, evite locais em que você já sabe que não terá alternativas saudáveis. Para beber, evite refrigerantes e mesmo o suco natural deve ser consumido com moderação: até um copo de 300 ml. Como sobremesa, escolha frutas ou sorvete de frutas.
Boa refeição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário