domingo, 10 de abril de 2011

Açúcar, sal e gorduras

Esses três ingredientes culinários são um bom exemplo de como nossos hábitos alimentares têm mudado nos últimos anos. Enquanto o IBGE mostrou na última pesquisa que compramos cada vez menos esses três ingredientes em nossas casas, outros estudos mostram que consumimos esses produtos cada vez mais. Como isso é possível? Acontece que estamos consumindo esses produtos sem perceber e sem querer, eles estão ocultos nos alimentos industrializados. O que era para ser usado esporadicamente, em quantidades pequenas, está sendo amplamente utilizado e consumido, sem que tenhamos noção da quantidade.

Como consumimos açúcar sem perceber:
Principalmente em bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos ditos naturais, aqueles de caixinha. Muitas pessoas pensam que seja melhor consumir estes sucos ao invés de refrigerante, só que quantidade de açúcar nesses dois produtos é bem parecida. Acabamos bebendo mais suco, já que ele tem um apelo saudável, mas na verdade estamos consumindo excesso de calorias quase sem perceber. Para beber, prefira água, suco natural da fruta, sucos de polpa concentrada ou congelada (você dilui na água e escolhe o quanto quer colocar de açúcar ou adoçante).

Sal está oculto:
Nos temperos como catchup, mostarda e shoyo e nos embutidos como mortadela, salame, presunto . Sopas prontas e macarrão instantâneo também têm muito sal e têm sido muito consumidos pelos brasileiros devido a praticidade. Prefira sopas feitas em casa, uma boa dica agora para os dias frios é fazer uma grande quantidade de sopa, congelar em potes separados e quando quiser, descongelar no microondas ou na panela.

Gorduras:
Óleo vegetal e gordura animal são colocados nos produtos industrializados para dar mais cremosidade e baixar o custo. Hambuguer, nuggets, steak, lasanhas prontas, kibe, almôndega... todos os alimentos prontos para consumir são ricos em gordura e sódio. Os nuggets, por exemplo, contém apenas 50% de carne. Esses alimentos não devem fazer parte da nossa rotina alimentar, devem ser consumidos eventualmente.


Fique atento aos rótulos dos alimentos, leia os ingredientes, eles estão sempre em ordem de quantidade. Na lista de ingredientes de um suco, por exemplo, deve estar primeiro a fruta e depois o açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário